terça-feira, 7 de julho de 2009

Modismo Hardcore?


Estava esse final de semana assistindo clipes e shows na TV como de costume. Troca de DVD aqui, bota outro acolá, põem um vídeo no Youtube ou MTVoverdrive para carregar, e ao mesmo tempo, baixando uma enxorrada de "novos" sons para escutar e curtir um pouco.
No meu caso em questão, achei um monte de bandas nacionais que agoram começam a ter um certo espaço no cenário mainstream, tais bandas como NX Zero e Fresno, (as quais escuto, gosto, compro produtos e vou aos shows desde 2003) que já estão de alguma forma mais "consolidadas" e algumas outras que nem são tão conhecidas assim. Comecei a reparar na grande quantidade de bandas co-relacinadas que surgem e tentam arrumar um lugar ao sol de alguma forma, seja pelo Myspace, Orkut, Pure Volume, Trama Virtual, Fotolog e afins, e tais bandas tem uma legião de fãns das mais variadas faixas etárias. Inclusive hoje no ônibus tinha duas meninas discutindo sobre a qualidade musical das bandas citadas, falando que uma ou outra era "modinha".
Essa reviravolta atual, tem muito das mãos de Rick Bonadio e Rodrigo Castanha, do Midas Estúdio e da Arsenal/Universal, que após trabalharem com o CPM22 viram um grande potencial no enérgico cenário underground do Hardcore Nacional. Contudo, essa cena já era muito mais forte do que a grande massa pensa, e há muitos anos já esporulava em Sampa, Poa, Rio e extendia de forma discreta até Behagá. Conceituadas casas de shows como Hangar 110, Circo Voador, Madame Satan, Inferno Club, Matriz e outras tinham suas portas abertas para essas bandas, com um circuito organizado e um cenário bastante forte e unido. Olhando essa situação, vejo que difícilmente temos um cenário descartável.
Nessa jornada em busca da satisfação para aquele momento através de outras perspectivas sobre o assunto, me deparei com vários comentários virtuais que me colocaram a pensar bastante sobre um assunto: Como uma banda ou até mesmo um estilo musical pode ser descartável ou modinha?
Esse assunto não para por aqui. Mas por hora é interessante fomentar tal comportamento...

Nenhum comentário:

Postar um comentário