segunda-feira, 6 de julho de 2009

Uma ode ao ego




Mais um ídolo se foi.
Como muitos outros que se foram, e como muitos outros que ainda hão de ir.
Não há como negar que isso de fato ocorra, mas o mais interessante nisso tudo, é o oportunismo de homenager o falecido. Milhares de declarações fervorosas, uma rasgação de seda infernal, digna de fazer o presunto levantar da cova e agradecer pelo carinho e amor.
Claro que não estou falando sobre Michael Jackson, ele está servindo no momento apenas de gancho para um assunto pertinente demais para ser deixado passar. Minha opnião sobre ele continua a mesma de sempre, e não mudou por causa da sua morte.
Fico me perguntando: Se todos gostam tanto, por que a rasgação de seda, as homenagens não vieram em vida? Tem que esperar o cara morrer para se reconhecer seu verdadeiro valor, e não estou falando do artístico, mas do valor humano. Se o cara está numa pior, ninguém aparece para ajudar, aparece mais para ferrar do que qualquer outra coisa, e quando o cara morre, os que apedrejavam, são os primeiros a carregar o corpo (ou seria relíquia) nos braços.
É uma fetichisação estranha. Quase que uma martirização. Tanto que um dos maiores ídolos da história é um carpinteiro morto, me desculpando a analogia.
É engraçado como a morte diviniza o homem. Ainda mais quando esse já esteve presente em quase todos os lares do mundo pelo menos uma vez, quando esse mesmo homem embalou a vida de muitos outros, e quando esse mesmo homem foi injustiçado (aos olhos da justiça sim, e não tenh nada haver com isso).
O bicho homem é estranho. Seus costumes estranhos. Seu amor que vai desde o fanatismo homicida (Vide morte de John Lenon) até o repúdio completo (vide metaleiros sobre emos).
Mas o fato é que não valorizamos o que temos. Temos que perder para saber reconhecer um pouco do valor do bem perdido. É algo que não estamos acostumados a pensar, e uma postura que dificilmente mudará.
No final das contas, pagar pau pra defunto é muito mais "cool".

Certo?

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. caraleo, começou muito mais punk que bossa...

    gostei do banner.rssss

    e pra variar sou o 1o a seguir...

    Boa sorte com o blog, e divirta-se

    ResponderExcluir
  3. Vc é John?! Huehueheu..
    Enfim.. tô seguindo! =*

    ResponderExcluir
  4. muito bom como devoto disse

    mais punk do que bossa

    ResponderExcluir
  5. Bem, Michael era um símbolo vivo.
    Morto, não passa de um símbolo.
    E o símbolo tem o significado de quem vê.
    A morte reluz

    ResponderExcluir